Este momento é tido como uma época de transição. Marca a passagem do fim da Idade Média para a Idade Moderna.
*Época: O humanismo começa em Portugal, no ano de 1418, quando D. Duarte nomeia Fernão Lopes como guardador da Torre do Tombo, e termina em 1527 quando Sá de Miranda retorna da Itália, empreendendo em Portugal a campanha em prol da cultura clássica.
Com os senhores Feudais perdendo suas terras aos poucos, o rei foi fortalecendo-se, à medida que estava se aliando com a burguesia (detentores do dinheiro).
No momento em que o rei conseguiu centralizar o poder, tendo como alicerce a teoria do dinheiro divino, à Igreja Romana interessa defender a estrutura feudal.
Com isso a Igreja deixa de ser a unica responsável pelo monopólio da cultura, formando-se bibliotecas fora dos mosteiros e conventos.
Assim, podemos perceber que o homem rompe com o sistema feldau e com a visão teocêntrica do mundo, determinada pela Igreja.
O homem começa a se valorizar, sem contudo abandonar por completo o temor a Deus.
Nesse período da história literária, são cada vez mais lidos e apreciados os autores gregos e latinos. A estética medieval (rude e grossa)é substituida pelo grego-latina (harmoniosa e culta).
*Torre do Tombo: arquivo do reino, aonde se guardavam documentos oficiais.
Autores do humanismo: Gil Vicente, Fernão Lopes.
Humanismo
quinta-feira, 17 de abril de 2008
Postado por Marcos Paulo às 04:47
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário